Livro 1984 – George Orwell

Li 1984, obra de George Orwell crítica ao governo da URSS, mais precisamente durante o período durante e pos Stalin. O livro é bem interessante, porque na época fazia uma alusão a um possível futuro do mundo (o livro foi escrito no final da década de 40 e tentava ‘prever’ a de 80)  com um regime comunista opressor. Apesar do escritor ser socialista declarado, ele se contrapôs ao modelo de governo da união soviética porque o mesmo contrariava e deturpava os idéias socialistas e comunistas originais e do inicio da revolução.

O livro é muito bom porque nos leva a imaginar como seria um mundo onde a privacidade não existisse, controlado por um governo que é sustentado pela ilusão e a manipulação da historia, dos sentimentos e do pensamento das pessoas… Uns termos e ideias bem interessantes criados pelo escritor, são:

O duplipensamento – capacidade de pensar em opostos, acreditando piamente em ambos e sem se desvirtuar do pensamento predominante do governo, apesar de o próprio individuo saber de que ele se trata de ilusão. WTF!? Ah sim, difícil de entender, eu demorei um bom tempo pra compreender como isso funcionava, mas depois de ler o livro, da pra perceber que isso é possível.

O lema do grande irmão: Guerra é paz. Liberdade é escravidão. Ignorância é força.

A teletela: uma espécie de televisão que transmitia 24h por dia informações oriundas do partido. Ela era impossível de ser desligada, e tinha um volume mínimo. Alem de transmitir via imagem e som, também podia captar o que acontecia dentro dos lugares onde estava instalada.. tipo uma webcam e microfone acoplados numa TV, onde os caras da globo pudessem ver e ouvir tudo o que você diz, e ao mesmo tempo transmitir o que bem entendessem sem você ter como opção se desligar disso…

Os ministérios:  Ministério do amor ( tipo o que foi o DOI-Codi no Brasil ), Ministério da Verdade (responsável pela manipulação da historia a favor do partido) , Ministério da Paz (responsável pela manutenção da guerra).

O livro cria uma situação hipotética, procura transmitir as sensações do protagonista e a realidade desse ‘pseudo-mundo-futuro’. Faz você refletir sobre como o mundo é hoje, sobre como as pessoas são, sobre o que você pensa, faz, sente… muito bom.

Será que não estamos vivendo, de certa forma, a era do Grande Irmão? Algo pra se discutir.

Recomendo!

Advertisements

One Response to “Livro 1984 – George Orwell”

  1. Carolina Vellei Says:

    Oi! Eu também li esse livro! É incrível! Esse tipo de sociedade paralela com a real, é muito interessante! Nada mais atual do que esse livro, já que também vivemos sob o olho do Big Brother… Se você curtiu esse e quiser ler algum que segue essa linha, indico o “Admirável Mundo Novo”, do Aldous Huxley. Enfim, adorei o blog e obrigada pela indicação do NEUROSE aí nos links! 😀

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: